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Arquitetura e organização de computadores
"Arquitetura e organização" é um termo usado no contexto de tecnologia da informação e ciência da computação para descrever a estrutura e o layout de sistemas computacionais, incluindo hardware e software,
bem como a organização e o funcionamento interno desses sistemas. Isso envolve a concepção, design e implementação de sistemas de computação, desde o nível mais baixo do hardware até o mais alto nível do software e das aplicações.
Na terminologia da computação, "arquitetura" geralmente se refere à estrutura e ao design geral de um sistema de computador, incluindo a organização dos componentes e como eles interagem entre si para realizar tarefas.
Por outro lado, "hardware" refere-se aos componentes físicos tangíveis de um sistema de computador. Aqui estão algumas partes comuns e como elas se encaixam nesses termos:
Arquitetura:
1. Arquitetura de processador (CPU): Isso inclui o design interno da unidade de processamento central, como a arquitetura de conjunto de instruções (ISA), a organização dos registradores e a hierarquia de memória.
2. Arquitetura de memória: Refere-se à organização da memória do sistema, incluindo cache, RAM (memória de acesso aleatório) e memória de armazenamento de longo prazo, como disco rígido ou SSD.
3. Arquitetura de barramento: Isso inclui o design e a configuração dos barramentos de comunicação dentro do sistema, como o barramento de dados, o barramento de endereços e o barramento de controle.
4. Arquitetura de rede: Se o computador estiver conectado a uma rede, sua arquitetura incluirá os protocolos de rede, as interfaces de rede e os mecanismos de comunicação utilizados.
Hardware:
1. Processador (CPU): O chip de processador físico que executa instruções.
2. Memória RAM: Os módulos de memória física onde os dados e programas são armazenados temporariamente para acesso rápido pela CPU.
3. Disco rígido (HDD) ou SSd: Dispositivos de armazenamento de dados de longo prazo.
4. Placa-mãe: A placa principal onde todos os componentes são conectados e interagem.
5. Placas de expansão: Como placas gráficas, placas de som ou placas de rede, que são adicionadas à placa-mãe para fornecer funcionalidades adicionais.
6. Dispositivos de entrada/saída (E/S): Isso inclui teclado, mouse, monitor, impressora, entre outros.
Em resumo, a arquitetura refere-se à estrutura e ao design geral do sistema, enquanto o hardware se refere aos componentes físicos que compõem o sistema de computador.
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